Felix Baumgartner (Foto: AP/Jay Nemeph/Red Bull)
Um corajoso aventureiro de nacionalidade austríaca, Felix Baumgartner, prepara-se para realizar o seu maior salto de Skydiving, modalidade esportiva onde o atleta salta de uma grande altura e realiza manobras radicais antes de abrir o paraquedas. A altura pretendida e já ensaiada por Felix é de 37.000 metros e será realizada no verão do Hemisfério Norte.
Na última quinta-feira, o aventureiro realizou uma prática saltando de 21.000 metros de altura, em Novo México, nos Estados Unidos, como mostra a imagem feita por AP/Jay Nemeph/Red Bull. Segundo coordenadores e patrocinadores do projeto, Felix chegou a atingir uma velocidade de 585.7 km/h. Esse foi o primeiro voo tripulado do balão Red Bull Stratos.
Contudo, o record de 1960, do militar Joe Kintinger, que foi de 31.400 metros e uma queda livre de 4,5 com uma velocidade de 988 km/h (velocidade do som pouco mais de 1.200 km/h), ainda não foi superado. No entanto, no que depender do austríaco e de toda sua equipe este será superado no verão deste ano no Hemisfério Norte.
O risco na realização desse tipo de salto é enorme. O atleta se encontra em meio a altas temperaturas, que pode chegar a 70 graus negativos e caso haja qualquer falha na roupa de astronauta, utilizada por Felix, seu sangue pode se vaporizar por completo, provocando sua morte.
O Militar Joe Kinttinger saltando em 16 de agosto de 1960 ( Foto: AP/Força Aérea dos EUA)
Fonte de pesquisa e imagem: http://g1.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário